top of page

Açores 2021- Pico, Faial, São Jorge, Terceira

Atualizado: 8 de abr. de 2023

Ilha do Pico


Agosto de 2021. Este ano, o meu destino escolhido foi no meio da natureza, após o período de vírus e confinamentos que nos manteve entre paredes de cimento. E para mim, não há lugar melhor em Portugal que os Açores.

Como tenho viajado pouco nos últimos dois anos e apesar de só conhecer São Miguel, decidi explorar novas ilhas, pisar locais onde nunca estive e subir a montanha mais alta de Portugal.

Parti sem grandes planos, mas com uma vontade de viver novas aventuras, rumo à Terceira e mesmo com duas horas de escala para o Pico, arrisquei um primeiro mergulho na Praia da Vitória, ali bem ao lado do aeroporto.

Sem grandes demoras, voei rumo ao Pico, e a sensação de pisar na ilha, sair do aeroporto, olhar em volta e ver a montanha e a bruma me fez relembrar um episódio assustador e hilariante que vivi alguns anos atrás, durante uma viagem ao Vietname. Mas durante aqueles segundos em que olhava em volta, senti como se tivesse passado por outro portal, como se tivesse entrado no mundo das fadas. Eu tinha certeza de que estava na terra dos Atlantes, aqui no meio do oceano Atlântico... senti-me em casa.


Os meus pensamentos foram interrompidos pelo buzinar de um carro. Era uma amiga que teve a gentileza de me receber em sua terra e me deu a maravilhosa oportunidade de conhecer a sua família.


Lajes do Pico foi o meu abrigo durante dois dias. Porque nada é por acaso, acabei por não alugar um carro ou uma mota durante esses dias e quando quis fazer, não consegui devido à grande procura. Mas era exatamente o que precisava: relaxar e ir de encontro ao meu EU. Em Lajes do Pico, passei dois dias olhando para a montanha... escolhi um medo, escutei-o, enraizei-o e libertei-me.

E assim foi, subi a montanha mais alta no dia 8/8/2021, um dia cheio de magia do céu, durante a Lua Nova em Leão, no portal 8/8, com uma grande tempestade à minha espera, um grande desafio pessoal, onde percebi que na natureza não somos nada... e que há o milagre da Fênix, a morte para o renascimento.


Ilha do Faial


Depois de descer a montanha e de tomar um banho de mar na Madalena, segui de barco para a ilha do Faial, uma enorme surpresa pois a ilha é linda de uma beleza indescritível e lamentei passar somente 24 horas por aqui. Desde as praias, as fajãs, o vulcão dos Capelinhos e a cidade da Horta.


Ilha de São Jorge


A ilha de São Jorge foi marcada pela companhia de uma alunae amiga, a Mariana, açoreana da ilha de Santa Maria e que acabou por ser uma grande aventura, à altura do Pico.

Entre muitas paisagens de cortar a respiração o que mais marcou mais uma vez foi a subida à montanha desta vez à serra do Topo . São 10 km no total atravessar a ilha a pé desde a fajã de cubres até à fajã da caldeira de santo Cristo.


Ilha da Terceira


A ilha terceira é uma surpresa também, o verde , as florestas e bosques e Angra do Heroismo magestosa. Na terceira o algar do carvão é imperdível, entrar neste túnel vulcânico é no minimo incrivel, pela sua beleza e pela vegetação.


Comments


Carla Costa

Yoga

Novidades mensais através da newsletter

Obrigado pela sua assinatura!

Carla costa - Yoga

Email: yoga.carlacosta@gmail.com

© 2022 Carla Costa - yoga.

bottom of page